segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Felicidade

Será que existe algum conceito de felicidade?
A grande maioria das pessoas acreditam que é algo a ser atingido, uma meta.

Eu não duvido. Afinal, pessoas que atingem metas traçadas ficam felizes, mas não atingem a felicidade "plena" que tanto procuram.
E é justamente nesse ponto que o conceito padrão de felicidade se desfaz, por simples observação. É possível ser e se sentir feliz todos os dias, todo o momento? Então...


Pra mim, felicidade é como se fosse um tipo de termômetro, com níveis positivos e negativos. Mas esse "termômetro" oscila várias vezes ao dia, todos os dias.

Ver algum amigo no caminho do trampo, ganhar uma partida num jogo, achar 10 reais no bolso, rever alguém querido que não vê há um tempo, receber presentes, ver algo engraçado ou viajar, por exemplo, eleva os níveis positivos, enquanto perder um ente querido, se machucar, derramar o leite, perder o ônibus quando está atrasado, discutir com alguém ou quando a cerveja acaba diminui os níveis positivos, tornando-os negativos.

Felicidade é um estado inconstante, alterado por nossas escolhas, atitudes e fatores externos. Sendo assim, é impossível alcançar a felicidade plena, quem sabe no máximo manter os níveis razoavelmente estáveis positivamente por um curto período de tempo.

Estamos sujeitos de ir do luxo ao lixo num piscar de olhos, então como poderíamos chegar na plenitude da felicidade?

Claro que isso não é motivo pra desistir de tudo, não é mesmo? Mas seria interessante parar de correr atrás de algo que não irão alcançar e tentar seguir por um caminho que mantenha seus níveis de felicidade sempre no positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário