quinta-feira, 21 de julho de 2016

Esquerdomacho

Lembro de uma conversa há um tempo atrás com uma amiga sobre o machismo na cena underground (punk/hardcore, pra ser mais específico), sobre umas denúncias que tiveram de pessoas envolvidas nessa cena. Não entrarei muito em detalhes porque a questão não é contar quem estava envolvido - isso já foi feito -, mas sim como foi feito e como eu interpretei, que também foi conversado.



Espero que não seja inocência (pois soa como), mas as denúncias que li são feitas de uma forma como se essas pessoas nunca tivessem feito alguma coisa machista, seja no menor dos casos ser escroto ou no pior dos casos, agressão. Soa como se eles fossem santos desde crianças e que, de repente, BOOM! Machista opressor enganador. Vale lembrar que são homens e que nasceram com essa mentalidade padronizada e alguns crescem, outros não, mesmo falando de feminismo em suas letras enquanto banda. E vi um monte de gente chocada, como se nunca esperassem que algo assim acontecesse.
Vale lembrar também que na própria cena o feminismo não tinha tanta voz como tem hoje há uns anos atrás (9, 10 anos) e é bem provável que aconteciam as mesmas coisas que acontecem hoje, mas sem denúncias.
Enquanto isso, aquele sentimento de "não me pegaram" fica nos que apontam o dedo e vão continuar sendo escrotos, mas fora da cena, onde não tem gente por dentro desses assuntos.


Eu mesmo quando era mais novo já fui escrotinho, afinal cresci com essa mentalidade e esse comportamento acabava sendo "natural", do mesmo jeito que muita feminista hoje não tinha a mentalidade que tem hoje e todo mundo está suscetível a futuros erros.
Eu apoio o movimento, mas não fico discutindo com mulheres que  criticam movimento, dizendo que feminismo é isso ou aquilo, até porque não tenho moral pra tal e que pelo menos eu acho que o feminismo não corre em apenas uma direção (nota-se pelas diversas opiniões que vejo dentro do movimento, o que é uma coisa boa), por isso que só falo sobre com quem eu conheço.

A """passação""" de pano não vai acabar tão cedo, o pedido de boicote será efetivo tão cedo e cada um é livre pra boicotar o que ou quem quiser mas eles serão da esquerda (será que são mesmo?), e ser de esquerda não quer dizer que não serão machistas, pois isso não tem ligação direta, mas seria o ideal, não é mesmo? Do mesmo jeito que o feminismo é plural e tem diversas opiniões, as próprias visões políticas da esquerda tem seus pontos diferenciados. Eu particularmente não acho que todos que se dizem de esquerda apoiam o feminismo de fato, tanto homem quanto mulher.

Não estou "curado" disso e acho que não irei me "curar" totalmente, mas hoje tenho consciência de que dá pra passar esse pensamento pra frente, para as próximas gerações e quem sabe daqui algumas décadas esse problema seja resolvido com muitos outros que tentamos resolver. Resta à  mim e a quem quer mudar, se policiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário