quarta-feira, 19 de março de 2014

Justiça dos coxas

E os justiceiros não descansam. Dia a após dia podemos conferir diversos vídeos que surgem de nego sendo linchado na rua por terem roubado e os carai.
Muita gente concorda com isso e o que mais se vê são comentários do tipo:

- "Apanhou pouco."
- "Menos um vagabundo no mundo."
- "A polícia não faz nada, temos que fazer nós mesmo. Bandido bom é bandido morto."
- "E ainda tem nego que fica falando de 'direitos humanos', quero ver quando vem um vagabundo desse assaltar sua casa e você ficar de boa."
- "Os cara protege por que o assaltado não foram eles."

E muito mais.



A questão vai além do direitos humanos. Eu de fato, se fosse comigo, iria ficar puto e querer bater no cara, mas também levá-lo à polícia. INTEIRO.
E quando eu digo isso, eu não tô falando em linchar, digo eu mesmo pegar esse cara e dar uns tapa foda (a frustração e o ódio bate forte, eu sei) pro cara ficar esperto, MAS, como aqui as coisas não são tão simples o que pode acontecer é o seguinte:

• O cara estaria armado (arma de fogo) e isso é uma puta covardia do lado dele;
• O cara estaria armado (faca ou similar) e isso é uma covardia do lado dele;
• O cara estaria armado (qualquer merda), mas você sabe e tem sangue frio pra desarmá-lo e meter a porrada nele sozinho até cansar;
• O cara estaria armado (qualquer merda), mas você sabe e tem sangue frio pra desarmá-lo e meter a porrada nele sozinho e o levaria até a polícia;
• O cara estaria armado (qualquer merda), mas chega uma galera que desarma ele e bate tanto até ele esquecer o que estava fazendo até ficar em coma ou morto;
• O cara estaria armado (qualquer merda), mas chega uma galera que desarma ele e o leva até a polícia.

Dá pra ver que várias coisas que podem ocorrer, mas como disse, as coisas não são tão simples. Se escolhessemos a opção de levar até a polícia, ele poderia ser solto na outra semana ou até iria pra uma cadeia e quando saísse, sairia 3x pior do que já estava. Não é uma boa opção, certo?

Então pelo simples fato de que o sistema carcerário é uma bosta e que só alguns - bem pouco, diga-se de passagem - melhoram, matar sai mais fácil, né?

Percebe-se que um dos problemas desse pensamento afetar tanto é o nosso sistema carcerário, porém, ele não é o início disso tudo. Vale lembrar que todos temos culpa, desde a discriminação dos mais pobres de modo geral, até a exclusão em certos lugares.
A desigualdade é absurda e uma coisa leva a outra. Porém, todos temos escolhas, né?
Caso não tenha soado retórica essa pergunta a resposta é não, pois como disse, a discriminação e a exclusão social que fortalecemos tira a escolha deles de estudar e ter um emprego. E falando em estudar, a educação também é outro problema.

Sendo assim, poucos pobres conseguem sair do buraco enquanto muitos morrem roubando, matando, traficando e por aí vai.

A palavra que mais se vê é vagabundo. Tudo é vagabundo. Pra você ver o preconceito, até os rolezinhos os cara chamam geral de vagabundo, sendo que foi sempre de final de semana os rolezinhos. "Ah, mas tem muita gente que trabalha de sábado!". Se esse é o seu caso, problema é seu, vai procurar um trampo que não trabalhe de sábado.
LEMBRANDO que com certeza tem gente que não trabalha ali no meio, não dá pra generalizar. Mas, esses que não trabalham e não estudam porque querem é que são vagabundos, na minha opinião. No geral, quem quer vai atrás, mas muita gente não tem chance.

Voltando ao vídeo e no assunto em geral, se bandido é quem rouba, mata e os carai, tá aí um vídeo respondendo:



Então, se você quer ser o certinho da sociedade:
- Não pague o quebra do DETRAN;
- Não venda ou dê bebida alcoólica pra menor. Isso inclui pai, mãe, irmão, família, amigos;
- Não suborne o segurança pra furar fila na balada;
- Não seja aquela testemunha que fica calada;
- Não "pegue emprestado" aquele dinheiro da sua mãe ou do seu pai sem eles verem. Aliás, de ninguém;
- Não compre sua maconha, ou seu pó, ou seu doce, ou sua bala, ou sei lá o quê;
- Não peça pro seu familiar que trabalhe no hospital que de arrume um comprovante pra não trabalhar.
- Denuncie as falcatruas da sua empresa;
- Não roube dinheiro da sua empresa;
- E mais infinitas coisas.

É engraçado ver esses coxas reclamando, agredindo e reclamando do dinheiro público gasto pelos reparos dos danos que os "vândalos" causam, mas quando "Sei lá quem desviou X milhões de reias dos cofres públicos", só se ouve lamentos e nada mais.

Seja errado, cale a boca e seja feliz ou seja certo, reclame com razão e seja feliz.

Matar político ninguém quer.


Não, eu não sou comunista e também queria ver esses maluco na cadeia. É extremamente frustrante você ter trabalhado, se estressando o mês inteiro pra conseguir comprar seu celular, casa, carro ou seja o que for pra qualquer cara chegar e tomar de você, mas por onde começar? Temos uma educação de merda, uma polícia de merda, um sistema carcerário de merda e uma sociedade de merda onde a desigualdade beira o ridículo. Sinceramente eu não sei por onde devíamos começar e o pior é que entraríamos em guerra caso houvesse um botão de "reset" nesse país, já que o povo tá dividido. Como é que fica?
* Este texto foi feito conforme ia pensando nas coisas, por isso está meio embaralhado as coisas e não tô afim de deixar arrumado.

2 comentários:

  1. Po, achei que você ia dar a solução no final, tava ansioso pra saber sua opnião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei de solução pra esse tipo de problema.
      Não tenho ferramentas pra contolar massas.
      E também não saberia o que fazer com tal ferramenta.

      Excluir